domingo, 1 de maio de 2011

Uma homenagem à Mãe

"Mãe és gira!"; "...a mãe gosta de mim..."; "a mãe é amiga, dá-nos beijinhos e abraços, penteia o cabelo...";"a mãe é carinhosa, dá beijinhos...."

Há poucos dias pedi a meninos e meninas das várias salas que me dissessem como era a sua mãe. Como podem imaginar as respostas foram variadas, diferentes mas todas com a mesma ideia: a figura da mãe é muito importante para o mundo de cada criança. Por trás de cada frase encontra-se o amor nutrido pela mãe, o cuidado que a mãe tem, o carinho que a mãe dá, a unicidade de cada uma.
A Mãe é a primeira figura de relação da criança, porque desde a gestação o bebé cresce dentro do seu corpo, ouve o seu coração, escuta a sua voz... e por isso quando nasce, acalma-se melhor se ouve a voz da mãe.
Nos primeiros anos de vida, a figura materna é aquela que a criança melhor reconhece, aquela com quem a criança tem uma relação privilegiada, com quem quer passar mais tempo. No Mundo da criança não há espaço para mais ninguém a não ser a Mãe. O pai tem um papel importante de ajudar a criança a perceber que a mãe não pode ser toda para a criança, e assim, a criança aprende que a mãe não é apenas mãe mas também mulher, esposa...
Cada mãe é única, diferente e tem uma relação especial com cada um dos seus filhos. A mãe sorri, interage e brinca com a criança, sente os seus medos e ajuda-a a lidar com o mundo (nomeando, pensando com a criança)... mas também é uma mãe que espera, dá espaço para a criança errar, está presente mesmo não interagindo com a criança, deixa-a explorar (Se repararem a criança sempre que faz uma descoberta nova faz questão de partilhar com a mãe), e tem sempre uma palavra de encorajamento e de segurança quando a criança mais precisa.  É uma mãe que deixa a criança crescer, ser autónoma, mas mantém-se sempre como a Mãe que está presente quando é necessário.
Quando a criança se volta para outras figuras (pai) a mãe é vista como um modelo do feminino, modelo que as meninas se vão identificar depois. São muitas as vezes que se ouve uma criança dizer "Quando for grande quero ser como a minha mãe.!". A primeira relação que a criança estabelece é com a mãe e esta relação vai ser o modelo para depois estabelecer outras relações (com o pai, os professores, os pares...).
Neste dia da Mãe deixo a nossa homenagem a todas as mães, com a frase de uma das nossas crianças...

 "A Mãe é inteligente, especial porque é uma mãe que não se compara a ninguém, é a única no mundo..."

Eunice Cruz - Psicóloga

1 comentário:

  1. Ser mãe é a coisa mais maravilhosa do mundo, uma dávida que deus deu á mulher, um ser crescer dentro do nosso ventre. Um ser que já é amado desde que é fecundado, e que cresce a cada dia que passa, o amor nao tem limites nunca acaba.
    Parabéns a todas as mães e que sabem dar o devido amor aos seus filhos.
    Raquel

    ResponderEliminar