quinta-feira, 21 de março de 2013

A árvore é um amigo que bem devemos cuidar...

Ontem (dia 20 de março) as salas dos 3,4, 5 anos e CATL foram até ao Parque da Devesa passar uma tarde muito divertida, no âmbito da comemoração do Dia da Árvore!
As nossa crianças visitaram a exposição que montamos na Casa do Território, dedicada ao tema da Primavera e das Árvores. Por todo o lado surgiam dedos no ar a assinalar os trabalhos que fizeram com a família e frases orgulhosas como "este é o meu", "fui eu que fiz com a mãe e o pai".
Depois de ver com muit atenção e muito carinho as nossas obras de arte fomos até perto do lago para plantar uma árvore: um carvalho, informou-nos a engenheira florestal que nos acompanhou durante o processo de plantação. De muitas informações que nos foram dadas descobrimos que o carvalho é uma árvore autóctone (ou seja uma árvore que cresce cá no nosso concelho, não é uma árvore "importada").
Algumas das crianças (que faziam anos nesse dia) tiveram uma grande prenda de aniversário: a oportunidade de ajudar na plantação do nosso carvalho. Ajudaram a cavar a terra, a fazer um buraco para meter o carvalho, a transportar a árvore, a deitar água e por fim a voltar a fechar o buraco.
O momento alto da nossa plantação foi vivido com muito entusiasmo: deixamos no nosso carvalho a "marca" de todos os meninos e  meninas da nossa escola através da colocação de umas fitas verdes (carimbadas ou assinadas por cada criança)! Assim a nossa árvore estará sempre connosco e sempre que passarmos naquele local do Parque da Devesa saberemos que aquele carvalho (que vai crescer e crescer muito) foi plantado por nós!
O dia não terminou sem o lanche no parque a aproveitar o ar puro que só a Mãe Natureza nos sabe dar!
Convidamos os pais e familiares a passearem pelo Parque da Devesa, a visitar a exposição que se encontra na Casa do Território e a observar com muita atenção o ambiente que os rodeia para encontrar o nosso lindo carvalho!


Sabes que uma árvore
é um pouco de beleza,
que protege a Natureza,
e purifica o nosso ar;
 
Dá-nos a madeira
 e tanta coisa que fascina,
a cortiça ou a resina,
mais a fruta no pomar.
   
Oh, vamos fazer uma floresta, vem,
plantar amigos, uma festa
tão rica e modesta
vamos semear.  
 
Uma árvore, um amigo
que devemos bem tratar
Um amigo de verdade
tão fiel como a amizade
que podemos cultivar
                                                                                      



Sabes que uma árvore
é um bem de toda a gente
não estragues o ambiente
não lhe sujes o lugar.
Vamos, vamos, vamos
defender a nossa vida,
que uma árvore esquecida
pode às vezes ajudar.
 

Sim, vamos fazer uma floresta, vem,  
 plantar amigos, uma festa, ...
 tão rica e modesta, vamos semear.
 Uma árvore, um amigo
que devemos bem tratar
Um amigo de verdade
tão fiel como a amizade
que podemos cultivar.


Canção Uma Árvore Um Amigo



Sem comentários:

Enviar um comentário